8 canais literários para inspirá-lo a ler

Olá, pessoal!

E aí, quer colocar a leitura na rotina, mas não sabe por onde começar ou que livro escolher quando terminar um? Saiba que os booktubers conquistaram um bom espaço no Brasil (mesmo em um país em que se lê pouco) e, graças a eles, conhecemos várias leituras. Além disso, eles compartilham análises e opiniões que podem ajudá-lo a compreender ou ver a obra com outro olhar.

Confira as sugestões para você acompanhar:

1. Ju Cirqueira

(167 mil inscritos)

Desde 2013, Ju Cirqueira compartilha dicas de leitura – desde clássicos a livros pop (assim como a maioria dos youtubers). Há pouco tempo, o canal tinha o nome Nuvem Literária, que ainda é usado em seu Clube do Livro, que começou em sua cidade, Serra/ES. Atualmente, ela oferece o serviço (pago) em seu blog, com diversas vantagens aos assinantes. É formada em Letras – inglês pela UFES e pós-graduada em tradução de inglês pela Estácio de Sá.

 

2. Ler Antes de Morrer

(269 mil)

Criado em 2011 pela jornalista Isabella Lubrano, o projeto foi inspirado na obra 1001 livros para ler antes de morrer, de Peter Boxall. No começo, conta Isabella, era só um blog onde ela praticava redação e resenhava os livros que tinha de ler para a faculdade (também é formada em Direito, pela USP). A brincadeira era resenhar 1001 livros antes de morrer – ou continuar tentando. Migrou para o YouTube em 2014 e o canal vem crescendo consideravelmente, rendendo boas parcerias, como a recente firmada com a agência Sophya. Isabella compartilha resenhas de literatura de vários gêneros. Você também encontra vídeos de clássicos. Foi indicada em 2018 ao prêmio Jabuti de Formação de Novos Leitores.

 

3. Literature-se

(104 mil)

Criado em 2010, o Literature-se era só um blog em que Mell Ferraz compartilhava sua paixão por livros. Na verdade, o projeto – chamado inicialmente de Croissant Parisiense – era voltado à moda e, antes disso, ela chegou a ter um blog diário sobre a sua vida (os blogs nasceram justamente com esse fim), além de música, moda, unhas, fofocas, entre outros assuntos, como conta em seu site. Atualmente o foco é literatura (também fala sobre filmes e séries que têm a ver com livros). A paixão foi tamanha que Mell ingressou na faculdade de Estudos Literários – acaba de se formar pela Unicamp. Agora a youtuber também oferecer serviços de consultoria e revisão para escritores.

 

4. Pam Gonçalves

(275 mil)

A escritora Pamela Gonçalves começou com o blog literário Garota it em 2009. Três anos depois passou para o YouTube e seu canal homônimo vem crescendo e atrai o público jovem. Formada em Publicidade em Propaganda, Pam já lançou dois livros – O amor nos tempos de #likes (coletânea com outros autores), Boa noite (uma trama sobre assédio e abuso sexual), Bom Ano (continuação da história anterior), Uma história de verão Turma da Mônica Jovem (contos que divide com outros autores); todos lançados pela editora Galera. Ela também compartilha dicas de escrita para quem quer contar boas histórias.

 

5. Paola Aleksandra

(162 mil)

Escritora, Paola Aleksandra mantém o blog Livros & Fuxicos desde 2011. O objetivo era criar um diário literário feito para compartilhar o que a leitura despertava em si: esperança, alegria e emoção.  Além de compartilhar a rotina literária, a booktuber também fala sobre filmes, séries, um pouco da vida pessoal e no blog também há dicas de moda, beleza e decoração. Formada em Administração de Empresas, Paula é também autora do livro Volte pra mim, um romance de época que se passa na Europa sobre recomeços, sentir-se inteira e confiança no amor.

 

6. Pausa para um café – Anna Schermak

(31 mil)

Como grande defensora do combo café + leitura, deixo também como sugestão o canal da social media Anna Schermak. Formada em Marketing, Anna criou o blog há mais de sete anos e seu projeto é voltado a discussões em relação a assuntos atuais, mantendo o foco na literatura. Logo, você não tem só dicas de leituras, mas também de filmes, séries e até RPG. Nome bem sugestivo para uma boa pausa!

 

7. Tatiana Feltrin

(329 mil)

É um dos primeiros canais de literatura (eu até arriscaria a dizer que é o primeiro no Brasil), criado em 2007. Curiosamente, Tatiana começou seu canal compartilhando sobre música, séries e maquiagem no então Tiny Little Things. Ela já falava sobre livros, assunto que foi tomando cada vez mais espaço em seu canal. Tatiana é formada em Letras – tradutora e intérprete pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em ensino de idiomas pelo Mackenzie e professora de inglês como segunda língua. Em seu canal, há diversos clássicos da literatura, mas também livros contemporâneos, quadrinhos e mangás. Ela também resenha livros escolhidos pelo público.

 

8. Vá ler um livro

(124 mil)

Comandado pelos professores Tatiany Leite e Augusto Assis, o objetivo do canal é tornar acessível a literatura ao público, falando sobre o assunto de maneira divertida. Assim, os criadores conseguiram diminuir o preconceito em torno do tema. O carro-chefe é vestibular e, por isso, você encontra resenhas, mas também aulas sobre escolas literárias, poesias, exercícios, análise de provas, vestibulares, entre outros assuntos. Tem até entrevista com o grande autor moçambicano Mia Couto. A dupla também posta dicas e explicações no blog.

Gostou das sugestões? Há muitos outros booktubers crescendo na internet e, por enquanto, são esses que sigo e busco sugestões de leitura e analiso algumas antes de fazer minha escolha. Conhece outros? Compartilhe aqui nos comentários!

Até a próxima!

Leave a Reply