Como escrever um texto em cinco passos

Quer mais dicas para escrever um texto (ou quem sabe um livro)? Então confira o que pode ajudá-lo:

1. Pesquisa – tudo começa pela pesquisa, certo? Com a cachola vazia, não há raio que o faça ter inspiração para escrever. O que muitas vezes pensamos que é uma inspiração “do além” é nada menos que uma informação que já estava guardadinha lá na sua mente. Por isso sempre mantenha uma rotina de leitura para evitar bloqueios criativos. Além disso, a leitura também ajuda-o a ampliar o vocabulário e, consequentemente, escrever melhor.

2. Roteiro – com o conhecimento suficiente, em vez de sair escrevendo sem destino, faça primeiro um roteiro sobre os assuntos que você quer abordar dentro do tema escolhido. Divida em tópicos (ou capítulos, como um livro) e depois foque em cada um. Em cada tópico você pode fazer mais divisões, como subcapítulos. Assim, você consegue transformar seu projeto em pequenas partes e consegue desenvolver melhor do que se pensar apenas no todo.

3. Brainstorming – a palavra inglesa significa tempestade de ideias ou, como já escutei, toró de ideias, no bom e velho português. Se ainda estiver perdido no roteiro, coloque no papel tudo o que você quer abordar, mesmo que as ideias pareçam absurdas. Quando escrevemos, estimulamos nosso cérebro a pensar e se esforçar (o danadinho adora ficar na zona de conforto). Desse modo, começamos a ter mais ideias e clareza para nosso projeto.

4. Pausa – às vezes nos esforçamos tanto para obter um resultado que acabamos travando mesmo. O melhor, depois de tanto trabalho, é fazer uma pausa, deixar o texto ou as ideias decantarem para, então, retomá-lo. Esse período de pausa – que você mesmo pode estabelecer (minutos, horas, dias – depende de seus prazos e objetivos) traz aquele frescor para a mente e mais clareza às suas tarefas.

5. Revisão – a pausa também pode anteceder a etapa da revisão. Isso porque quando escrevemos nosso próprio texto ou passamos um bom tempo nele, acabamos “viciando” e não percebendo alguns erros ou construções mal feitas. Após esse tempo de pausa, releia o texto e, se possível, em voz alta.

Gostou das dicas? Se você aplica outras técnicas para escrever, compartilhe aqui!

Até a próxima!

Leave a Reply